agricultura,
90 seg

Ep. 1271 Mário Cunha – Investigação desenvolve modelo de previsão de colheitas agrícolas com base na concentração de pólen na atmosfera

February 28, 2022

ep1271_interiorEste modelo está atualmente a ser aplicado na produção de uvas e de avelãs.


Mário Cunha, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no INESC TEC, está a desenvolver um modelo de previsão de colheitas agrícolas com base na concentração de pólen na atmosfera.

A ideia por trás deste modelo baseia-se no princípio da existência de uma relação estreita entre a quantidade de flores que existe numa determinada área e a quantidade de frutos que nela serão produzidos.

Em Portugal este modelo está a ser aplicado na região demarcada do Douro para determinar a produção de vinho, e no Alentejo onde devido às características climatéricas da região existe uma forte variabilidade da produção anual. Por esse motivo, este modelo é importante para os viticultores perceberem qual o possível volume da sua colheita.

Mário Cunha trabalha também com organizações internacionais, nomeadamente em França, com a Organisation Internationale de la vigne et du vin (OIV) na região de Cognac, e na região de Saint-Émilion.

Este modelo pode também ser adaptado a outras culturas. Atualmente está a ser usado na região de Campan, em França, junto de um dos maiores produtores europeus de aveleiras, para prever a produção de avelãs.

Este modelo foi desenvolvido em conjunto com Ilda Noronha e Helena Ribeiro, investigadoras da FCUP.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCUP | INESC TEC

Scroll to top