tecnologia,
90 seg

Ep. 1281 Miguel Sales Dias – Projeto AIM Health desenvolve aplicação que prevê a evolução dos sintomas de COVID-19 em pacientes com comorbilidades

March 14, 2022

ep1281_interiorEsta aplicação usa inteligência artificial para prever a resposta de um determinado paciente à COVID-19.


Miguel Sales Dias, professor no ISCTE-IUL e investigador no ISTAR – Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura, coordena o projeto AIM Health, uma iniciativa que pretende desenvolver uma aplicação com base em inteligência artificial que permita prever a evolução da COVID-19 em pacientes com comorbilidades como diabetes, hipertensão, ou doença cardíaca.

“Este projeto tem o objetivo de desenvolver uma aplicação para o cidadão comum, em particular o cidadão que pertença a grupos de risco e que possa ter algumas comorbolidades como diabetes, hipertensão ou doença cardíaca, e que são mais susceptíveis a poderem descompensar quando são infectados pelo vírus”, explica.

Mediante a aquisição de dados fisiológicos, e utilizando tecnologias de inteligência artificial, esta aplicação vai fornecer ao utilizador uma previsão do agravamento dos seus sintomas perante uma infeção por SARS-COV-2.

“É uma aplicação que visa identificar pessoas que ainda não têm sintomas mas que possam prever situações de descompensação caso venham a ser infetadas pelo vírus”, acrescenta.

O projeto AIM Helath – Aplicações Móveis Baseadas em Inteligência Artificial para Resposta de Saúde Pública é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISCTE-IUL

Scroll to top