química,
90 seg

Ep. 1282 Luís Pinto da Silva – Projeto Chemi-Tumor inspira-se nos pirilampos para desenvolver terapia antitumoral

March 15, 2022

ep1282_interiorEste projeto está a estudar o uso de sistemas quimioluminescentes para identificar e destruir tumores.


Luís Pinto da Silva, investigador no Centro de Investigação em Química (CIQUP) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a desenvolver o projeto Chemi-Tumor, uma iniciativa que está a estudar novas terapias contra o cancro com base em reações químicas conhecidas por libertarem luz. 

Na natureza, espécies de insectos como os pirilampos têm a capacidade de emitir luz através de reações quimioluminescentes. Estas reacções químicas permitem libertar energia em forma de luz.

A equipa de Luís Pinto da Silva quer usar este sistema e modificá-lo para que esta reacção química possa ocorrer no interior de células tumorais, não com o objetivo de libertar luz, mas sim com o intuito de formar espécies reativas de oxigénio que vão destruir os tumores.

A ideia passa então por usar uma molécula natural, a Coelenterazina, que é usada como marcador tumoral, pois esta molécula encontra-se normalmente sobre-expressa em células cancerígenas.

“O nosso objectivo é modificar esta molécula de modo a que ela continue a reagir como marcador tumoral, sendo assim seletiva para tumores, e que, dentro da célula, ela produza espécies reactivas que destroem os tumores”, explica.

Neste momento a equipa do projeto Chemi-Tumor já desenvolveu vários compostos que foram analisados em diferentes linhas celulares, tanto de cancro como em células normais. Estes compostos já demonstraram ter atividade antitumoral, sem afetar as células normais.  

O próximo passo será trazer este conhecimento para estudos em animais de forma a confirmar o potencial terapêutico destas moléculas.

O projeto Chemi-Tumor foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCUP

Scroll to top