química,
90 seg

Ep. 1085 Catarina Marques – Projeto SENSECOR desenvolve ferramenta de diagnóstico rápido para COVID-19

May 07, 2021

ep1085_interiorCom esta ferramenta o resultado do diagnóstico é enviado diretamente em tempo-real para as entidades de saúde competentes.


Catarina Marques, investigadora no CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e no grupo de investigação applEE do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), está a coordenar o projeto SENSECOR, uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de diagnóstico precoce e rápido para a COVID-19.

“Este projeto surgiu numa altura em que há uma grande necessidade de disponibilizar instrumentos de massificação e descentralização de rastreio epidemiológico da doença COVID-19. Este projeto propõe-se desenvolver um sistema integrado composto por diferentes módulos ou unidades em que a primeira unidade consiste no desenvolvimento de um elemento imunossensorial e de um teste cujo resultado depois numa segunda unidade será processado por algoritmos de inteligência artificial numa aplicação móvel para smartphone”, explica.

Numa terceira unidade os resultados processados são comunicados diretamente e em tempo-real para as entidades de saúde competentes.

Este projeto foi desenhado com o intuito de aliviar e de proteger os profissionais de saúde que trabalham na linha da frente, e para favorecer o desenvolvimento de planos de contingência que possam ser reajustados mediante a situação, promovendo uma rápida e célere implementação de medidas de ação para minimizar o alastramento da pandemia.

O projeto SENSECOR – Sistema imunossensorial integrado para o rastreio rápido e eficiente do coronavírus SARS-CoV-2 é uma iniciativa financiada pelo FEDER no âmbito do COMPETE.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CESAM

Scroll to top