As iniciativas desenvolvidas por este projeto cruzam o desporto, com as artes e a natureza para promover estas competências de forma criativa.
Joana Alexandre, investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) e professora no ISCTE-IUL, está a colaborar com a Fundação Calouste Gulbenkian no desenvolvimento de projetos que visam promover as competências sociais e emocionais em crianças e jovens.
Desde 2018, Joana Alexandre tem trabalhado com a Fundação Calouste Gulbenkian na avaliação e monitorização de projetos que visam promover as competências sociais e emocionais em crianças.
Um desses projetos, Os Filhos de Lumière, usa o cinema para atingir esses objectivos. Este projeto convida os jovens a produzir um filme de forma colaborativa, promovendo assim a comunicação, a resolução de problemas, e o pensamento criativo.
Outro exemplo é o movimento Movi Bloom, uma iniciativa que recebe crianças de diferentes contextos escolares, sobretudo do primeiro ciclo, e que os leva para a floresta para trabalhar as suas competências sociais e emocionais junto da natureza.
Esta iniciativa tem a particularidade de ser inclusiva, convidanto também crianças com necessidades educativas especiais para participar nas diferentes atividades promovidas no âmbito do movimento Movi Bloom.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ISCTE