biologia,
90 seg

Ep. 1291 João Silva – Investigação descobre o maior campo de rodólitos em águas portuguesas ao largo do arquipélago da Madeira

March 28, 2022

ep1291_interiorRodólitos são algas vermelhas calcárias que existem nos fundos marinhos em profundidades superiores a cem metros.


João Silva, investigador no Centro de Ciências do Mar (CCMAR) na Universidade do Algarve (UAlg), dedica o seu trabalho ao estudo e à identificação de campos de rodólitos, algas vermelhas calcárias que têm a função de organismos estruturantes para os ecossistemas dos fundos marinhos.

Estas algas são importantes porque constituem, por um lado, um dos maiores, se não mesmo o maior, depósito de carbonato de cálcio biogénico do planeta, e por outro porque são também agregadores de uma diversidade muito grande de outros organismos que procuram abrigo, áreas de alimentação, e de reprodução dentro dos bancos que são formados pelos rodólitos.

A linha de investigação de João Silva aborda essencialmente duas áreas, o conhecimento da extensão e da distribuição destes bancos em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, e a avaliação do ponto de vista biológico de como estas algas são afetadas pelas alterações climáticas nomeadamente pela acidificação oceânica, pelo aumento da temperatura da água do mar, e pelas ondas de calor que têm aumentado em intensidade e frequência.

Uma das grandes conclusões deste projeto foi a descoberta dos bancos de rodólitos da Madeira que, devido às suas dimensões, são já dos bancos mais importantes quer a nível ibérico, como a nível europeu.

Até ao momento a equipa de João Silva varreu cerca de 4500 hectares de uma área global que abarca todas as áreas com estatuto de proteção nas águas madeirenses, tendo já identificado mais de 80 hectares de campos de rodólitos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CCMAR

Scroll to top