biologia,
90 seg

Ep. 1140 Ana Sofia Reboleira – Investigação estuda o impacto das atividades humanas nos ecossistemas subterrâneos

July 23, 2021

ep1140_interiorContaminantes como metais pesados, pesticidas e produtos farmacêuticos estão a pôr em causa o equilíbrio dos ecossistemas subterrâneos.


Ana Sofia Reboleira, professora no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), está a desenvolver o projeto Hidden Risk, uma iniciativa que pretende estudar os impactos das actividades humanas na biodiversidade subterrânea.

“Nós utilizamos sobretudo uma metodologia de estudos fisiológicos e ecotoxicológicos nos quais estudamos a resposta de animais que vivem debaixo de terra, sobretudo em massas de água subterrânea, a diferentes contaminantes e também às variações de temperatura decorrentes das alterações climáticas”, explica.

Com base neste estudo foi possível produzir os primeiros dados de tolerância à salinidade e às subidas de temperatura de organismos em águas subterrâneas. Foi também estudada a resposta destes organismos ao contacto com metais pesados e compostos farmacêuticos. 

Os resultados deste estudo indicam que as espécies subterrâneas respondem a contaminantes provenientes da actividade humana de forma diferente das espécies de superfície.

“Precisamos de avaliar o impacto nestas comunidades porque vão ter uma resposta diferente daquelas da superfície. Não podemos continuar a utilizar respostas obtidas através de espécies de superfície para inferir a qualidade dos ecossistemas subterrâneos”, alerta.

O projeto Hidden Risk foi financiado pela fundação dinamarquesa Villum Foundation.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUL | cE3c

Scroll to top