tecnologia,
90 seg

Ep. 1305 Sara Ferreira – Projeto AWAREE estuda os fatores responsáveis pela sonolência e a distração nos condutores

April 15, 2022

ep1305_interior_v2Este projeto pretende recolher dados que permitam alimentar algoritmos de prevenção do estado de sonolência dos condutores.


Sara Ferreira, professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA), está a desenvolver o projeto AWAREE com o objetivo de estudar a sonolência e a distração nos condutores.

A sonolência e a distração são fatores de risco na condução que estão associados a cerca de 20 a 25% dos acidentes.

Este projeto está a utilizar um simulador de condução para realizar experiências de sonolência e de distração com o objetivo de fazer um levantamento exaustivo de dados das várias componentes da condução e do próprio condutor, como o estado de alerta, e o ritmo cardíaco.

A ideia é que estes dados permitam monitorizar o olhar e a qualidade da condução.

“Com estes dados pretendemos por um lado conhecer melhor as características associadas ao momento dos estados de sonolência e de distração com o objetivo de alimentar a tecnologia que está a ser desenvolvida no âmbito da indústria automóvel, e de desenvolver algoritmos que possibilitem prever e antecipar este estado de sonolência”, revela.

Estes algoritmos vão permitir detetar e prevenir o estado de sonolência de forma mais fiável e, por exemplo, em situações críticas de condução autónoma, conseguir alertar antecipadamente o condutor de forma a reagir corretamente a estas situações.

O projeto AWAREE – Análise de dados orientada para o estudo da distração e sonolência do condutor é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FEUP

Scroll to top