biotecnologia,
90 seg

Ep. 1323 Joana Caldeira – Investigação desenvolve tratamento para a dor lombar com base em biomaterial fetal

May 11, 2022

ep1323_interiorA dor lombar é um problema de saúde grave que afeta cerca de 80% da população.


Joana Caldeira, investigadora do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e co-fundadora da startup Fetalix, está a estudar o uso de biomaterial fetal para a regeneração do disco intervertebral no tratamento da dor lombar.

Os tratamentos que estão disponíveis atualmente no mercado não são capazes de regenerar o disco em termos funcionais.

O projeto Fetalix tem como principal estratégia desenvolver um biomaterial fetal que permita regenerar o disco e recuperar todo o ambiente saudável em seu redor.

Este biomaterial tem ainda a vantagem de poder ser implementado de uma forma minimamente invasiva, reduzindo o desconforto do paciente.

“Neste momento aquilo que nós temos é uma validação do biomaterial in vitro com células cultivadas em laboratório e também em ovo. O passo seguinte será a validação em modelo animal”, conta.

Joana Caldeira espera que a validação em modelo animal permita, por um lado, avançar para ensaios clínicos em humanos, e por outro lado, abrir as portas para o mercado veterinário.

“Estamos a desenvolver este produto numa perspectiva One Health de modo a podermos integrar terapias que beneficiem não só humanos mas também animais”, revela.

Como os cães também são muito afetados pela dor lombar, se esta técnica se mostrar eficaz, esta poderá ser inicialmente implementada no mercado veterinário de forma a validar o uso deste biomaterial e a promover a sustentabilidade económico do modelo de negócio desta startup.

“Depois de validarmos nos animais isto dará confiança aos investidores, e aos utilizadores do produto, para passarmos finalmente aos ensaios clínicos em humanos”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | i3S

Scroll to top