química,
90 seg

Ep. 1325 Hermínio Sousa – Investigação desenvolve produtos para eliminar larvas de mosquitos portadores de doenças

May 13, 2022

ep1325_interiorEstes produtos poderão ser colocados em águas paradas para eliminar larvas de mosquito.


Hermínio Sousa, professor no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e diretor do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), está a desenvolver produtos para controlar as populações de insetos vetores que transmitem doenças como a Dengue, o Zika, o Chikungunya, a Febre-amarela, e a Febre do Nilo.

“Aquilo que nós pretendemos fazer é a desenvolver formulações que têm atividade larvicida, repelente, ou atrativa, para de alguma forma podermos controlar as populações destes insetos e assim evitar a propagação destas doenças”, revela.

A equipa de Hermínio Sousa está a desenvolver soluções que permitam libertar substâncias bioactivas de forma controlada e prolongada no tempo em meios aquáticos onde o controlo de larvas é essencial, mas também métodos de ação gasosa que permitam repelir os insetos adultos ou atraí-los para armadilhas.

A ideia é que estas formulações possam ser facilmente aplicáveis por qualquer pessoa para controlar as larvas em águas paradas e assim evitar que estas cheguem a eclodir e a transformarem-se em insetos adultos.

Estas soluções estão a ser desenvolvidas para aplicar em países tropicais, como é o caso do Brasil, no entanto, poderão também ser úteis no futuro para o controlo destas pragas nos países da bacia do Mediterrâneo que, por causa das alterações climáticas, poderão vir a ter que lidar com estas doenças.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Bahia e com a Fundação Oswaldo Cruz.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCTUC

Scroll to top