bioquímica,
90 seg

Ep. 1332 Carlos Martins Gomes – Estudo avalia propriedades bioativas de espécies de tomilho para o tratamento de doenças do trato intestinal

May 24, 2022

ep1332_interiorEsta investigação está a estudar duas espécies de tomilho endémicas à Península Ibérica.


Carlos Martins Gomes, aluno de doutoramento na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, está a estudar as propriedades bioativas de espécies de tomilho com o objetivo de avaliar o seu uso como alimentos funcionais para o tratamento e prevenção de doenças.

Na sua investigação, Carlos Martins Gomes trabalha na valorização, em particular, de espécies de tomilho endémicas à Península Ibérica, sendo uma delas apenas encontrada no Parque Natural da Serra da Arrábida, o que lhe confere o estatuto de espécie vulnerável.

Com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foi permitida a colheita destas plantas para estudos científicos.

Em particular, esta investigação foca-se no estudo de modelos de cultura celular do epitélio intestinal com o objetivo de avaliar a capacidade dos compostos provenientes do tomilho atuarem no processo inflamatório e oxidante, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças do trato intestinal, como a doença de Crohn ou o crescimento de tumores.

“Neste momento já esclarecemos a composição das plantas no que diz respeito aos fitoquímicos e aos compostos bioativos que desempenham este processo. Isto é essencial para percebermos quais são os alvos moleculares dos estratos destas plantas. Até agora, já verificámos que à partida estas espécies terão um papel muito interessante no que diz respeito à atividade antioxidante e no combate do processo inflamatório a nível intestinal”, revela.

O objetivo final deste estudo será avaliar o potencial dos extratos de tomilho para combater doenças de elevada incidência a nível intestinal, assim como as suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, ou antidiabéticas.

Este conhecimento poderá posteriormente ser usado para avaliar a absorção e a metabolização destes extratos a nível intestinal e assim avaliar o impacto destes compostos a nível sistémico.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | CITAB

Scroll to top