sociologia,
90 seg

Ep. 1333 Ana Patrícia Hilário – Projeto VAX-TRUST avalia o que leva os pais a recusar ou a adiar a vacinação das suas crianças

May 25, 2022

ep1333_interiorResultados demonstram que os pais e os profissionais de saúde estão abertos à possibilidade de criar um esquema vacinal mais flexível e adaptável às necessidades de cada criança.


Ana Patrícia Hilário, socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), participa no projeto VAX-TRUST, uma iniciativa europeia que tem como objetivo compreender o que leva os pais a recusar ou a adiar a vacinação dos seus filhos.

O projeto VAX-TRUST está a realizar inquéritos e entrevistas junto de pais e de profissionais de saúde com o intuito de compreender o fenómeno da hesitação vacinal no contexto europeu.

Por um lado, este projeto pretende perceber quais são os motivos que levam os pais a adiar ou a recusar a vacinação dos seus filhos e, por outro lado, identificar as dificuldades ou os desafios que os profissionais de saúde têm quando se deparam com situações de hesitação vacinal.

Nas entrevistas realizadas no âmbito deste projeto, os pais revelaram uma grande preocupação quer sobre os efeitos secundários, quer sobre a possibilidade de poderem fazer um diferente esquema vacinal.

Já os profissionais de saúde demonstraram ter alguma abertura para dialogar com estes pais, no entanto falta-lhes tempo durante a consulta para esclarecer todas as dúvidas.

Foi também realizada uma análise quantitativa sobre a abordagem deste tema por parte dos media. Esta análise demonstrou que a relação de confiança é fundamental para a resolução destes casos.

“E aqui falamos não só na relação de confiança com os profissionais de saúde, mas também na confiança que se tem com as autoridades de saúde”, reforça.

O projeto VAX-TRUST é um consórcio liderado pela Tampere University na Finlândia e, para além do ICS, conta ainda com a participação de instituições da Bélgica, Polónia, Reino Unido, Itália e República Checa.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ICS

Scroll to top