ambiente,
90 seg

Ep. 1337 Domingos Lopes – Que factores contribuem para os incêndios florestais?

May 31, 2022

ep1337_interiorEsta investigação está a avaliar o impacto dos diferentes factores que contribuem para a ocorrência de incêndios florestais.


Domingos Lopes, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, está a estudar de uma forma integrada os diferentes factores que contribuem para os incêndios florestais com o objetivo de desenvolver soluções que permitam mitigar o seu impacto.

“Temos a noção clara de que quando falamos da problemática dos incêndios florestais muitas vezes o que falta nessa leitura é uma visão integrada dos problemas de fundo, e uma leitura completa dos problemas da floresta”, conta.

Para Domingos Lopes, a problemática dos incêndios florestais não se resume apenas à aplicação de medidas de prevenção olhando, por exemplo, apenas para as vias de comunicação e para os acessos florestais.

É sim necessária uma visão integrada que deve, acima de tudo, olhar para as causas que estão associadas ao risco, como a não gestão das áreas florestais, a monocultura, a acumulação excessiva de biomassa, a propriedade florestal, e o envelhecimento da população.

“Devemos não olhar apenas para a rede viária que nos dá acesso aos territórios mas sim entrar dentro da floresta para perceber quais são os problemas que ela tem, e assim intervir de forma mais completa”, acrescenta.

Domingos Lopes tem a esperança que surja em Portugal uma nova leitura integrada sobre os problemas da gestão florestal.

Uma leitura que inclua planos de paisagem e uma visão integrada do território com o objetivo de criar oportunidades e soluções que se traduzam em territórios mais resilientes e com menor risco de incêndio florestal.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | UTAD | CITAB

Scroll to top