ambiente,
90 seg

Ep. 1005 Nicasio Jiménez-Morillo – Projeto EROFIRE estuda o impacto da erosão do solo após um incêndio

January 15, 2021

ep1005_interiorEste projeto está a desenvolver uma ferramenta para prever o comportamento do solo após um incêndio com base na sua composição bioquímica.​


Nicasio Jiménez-Morillo, investigador no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento na Universidade de Évora (), está a desenvolver o projeto EROFIRE com o intuito de identificar marcadores bioquímicos associados à susceptibilidade do solo aos efeitos da erosão após um incêndio.

Os incêndios são um grande problema ambiental que afeta negativamente a saúde e a qualidade do solo, favorecendo a sua perda devido a um incremento da taxa de erosão do solo após o incêndio.

O solo contém uma grande quantidade de matéria orgânica que fornece os nutrientes necessários para o crescimento da vegetação e para a fertilidade dos terrenos.

“Após um incêndio a taxa de erosão do solo aumenta reduzindo a quantidade de matéria orgânica que o solo é capaz de armazenar. Por outro lado, as alterações climáticas agravam o risco de incêndio e de erosão do solo. Por isso o estudo da perda do solo tem um grande interesse devido às suas implicações ambientais, sociais e económicas”, explica.

No sentido de perceber a taxa de suscetibilidade do solo à erosão, Nicasio Jiménez-Morillo está a identificar marcadores bioquímicos que permitam prever como um dado solo irá reagir após um incêndio.

O principal objetivo do projeto EROFIRE é então o desenvolvimento de uma ferramenta analítica e estatística que permita monitorizar a perda e a recuperação do solo baseada na composição molecular da matéria orgânica nele presente.

Segundo o investigador, os principais resultados deste projetos vão incluir a identificação e a caracterização dos mecanismos de erosão do solo após o incêndio, o conhecimento dos marcadores moleculares que incrementam a erodibilidade do solo, e atualização dos modelos atuais de erosão do solo após o incêndio.

Este conhecimento irá permitir definir estratégias eficazes para a recuperação do solo após um incêndio, de forma a reduzir o impacto da erosão na qualidade do terreno.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | | MED

Scroll to top