tecnologia,
90 seg

Ep. 1342 Hugo Paredes – WalkingPAD ajuda pacientes com doença arterial periférica a planear as suas caminhadas

June 07, 2022

ep1342_interiorA doença arterial periférica é uma doença caracterizada pela obstrução das artérias dos membros inferiores.


Hugo Paredes, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no INESC TEC, está a desenvolver o WalkingPAD, uma plataforma que visa prestar apoio ao planeamento de exercício físico para pacientes com doença arterial periférica.

Integrado num projeto de investigação sobre a doença arterial periférica, o WalkingPAD é um ecossistema tecnológico que tem como foco a supervisão do exercício físico nesta doença, permitindo que os clínicos prescrevam exercícios personalizados, como caminhadas, aos seus pacientes.

O doente normalmente é seguido em ambiente hospitalar ou nos cuidados de saúde primários e, nas suas consultas, os clínicos podem prescrever ou definir um conjunto de atividade física como passeios ou caminhadas.

Tipicamente estamos a falar de três caminhadas por semana num percurso pré-definido, ou em percursos livres que o paciente pode escolher.

Estes percursos são prescritos através de uma plataforma web de suporte à aplicação móvel, onde é gerada uma receita médica que depois é importada para aplicação WalkingPAD.

A aplicação encontra-se já disponível na Google Play Store. O doente precisa apenas de a descarregar e de ler o QR code que vem com a sua receita médica para que esta fique associada ao seu dispositivo.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UTAD | INESC TEC

Scroll to top