geologia,
90 seg

Ep. 1351 José Virgílio Cruz – Investigação avalia os níveis de CO2 de origem vulcânica nas águas subterrâneas dos Açores

June 20, 2022

ep1351_interiorEste estudo está a avaliar o contributo do CO2 de origem vulcânica na qualidade das águas subterrâneas, em particular, nas ilhas do Pico e da Graciosa.


José Virgílio Cruz, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (UAC) e investigador no Instituto de Vulcanologia e Avaliação de Risco (IVAR), está a estudar os processos de intrusão salina e o impacto do dióxido de carbono de origem vulcânica na qualidade das águas subterrâneas dos Açores.

Este estudo está a avaliar o contributo do CO2 de origem vulcânica na qualidade das águas subterrâneas, em particular, nas ilhas do Pico e da Graciosa.

José Virgílio Cruz, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (UAC) e investigador no Instituto de Vulcanologia e Avaliação de Risco (IVAR), está a estudar os processos de intrusão salina, e o impacto do dióxido de carbono de origem vulcânica, na qualidade das águas subterrâneas dos Açores.

Ao longo dos últimos dois anos, a equipa de José Virgílio Cruz tem recolhido amostras periódicas em aquíferos costeiros das ilhas do Pico e da Graciosa, com o objetivo de realizar análises químicas elementares destas águas para caracterizar os processos de intrusão salina.

Como os Açores são um arquipélago de origem vulcânica, este é um local propício a emissões de dióxido de carbono.

Nas últimas duas décadas o IVAR tem caracterizado o impacto deste CO2 quando é vetorizado pelas águas, quer através das emissões vulcânicas, quer por transferência direta das águas subterrâneas para as águas de superfície, que podem levar à fixação deste gás nas águas marinhas costeiras.

Os resultados mostraram que a quantidade de CO2 emitido pelos vulcões e vetorizado pelas águas é consideravelmente maior que aquela que é fixada nas águas costeiras pela descarga das águas subterrâneas nas ilhas.

Esta informação é importante para monitorizar a qualidade da água presente nos aquíferos e identificar possíveis fontes de contaminação.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | IVAR

Scroll to top