tecnologia,
90 seg

Ep. 1352 Mário Vaz – Projeto ActionSAFE desenvolve sistema de monitorização de saúde para bombeiros voluntários em tempo-real

June 21, 2022

ep1352_interiorEste sistema tem como base sensores que permitem, por exemplo, detetar o nível de fadiga e de desidratação do bombeiro no terreno.


Mário Vaz, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), está a desenvolver o projeto ActionSAFE, uma iniciativa que visa monitorizar o estado de saúde de bombeiros voluntários durante operações de combate a incêndios florestais.

“Numa primeira fase o que vamos fazer é juntar os sensores que já temos num sistema que nos permita não só georreferenciar o operacional mas também conhecer a sua resposta fisiológica instantânea. Depois disso, durante as medições vamos tentar acompanhar esse operacional não só na posição que ocupa no terreno mas também na sua resposta fisiológica para saber se está fatigado e se está a responder corretamente às condições do local”, explica.

Este sistema vai permitir saber em tempo-real o nível de fadiga do bombeiro, e outros dados fisiológicos importantes como o seu nível de desidratação e a sua temperatura interna.

Se a temperatura interna subir em demasia isto significa que o operacional está demasiado exposto ao calor e que a o seu esforço físico está a fazer subir a temperatura interna para níveis que poderão levar a um estado febril.

Nestas situações o operacional terá que ser retirado do terreno para poder recuperar.

Toda esta informação vai ser fornecida pelo sistema que está a ser concebido no projeto ActionSAFE.

Nesta primavera começaram a ser realizados os primeiros testes deste sistema no terreno com o apoio de corporações locais de bombeiros voluntários. Estes testes estão a ser realizados em operações de monitorização de queimadas para que seja possível calibrar as medições do sistema num ambiente de baixo risco.

Este verão, durante a fase normal de combate a incêndios florestais, os investigadores do projeto ActionSAFE vão estar no terreno juntamente com os bombeiros para recolher informação fisiológica dos mesmos em tempo-real e identificar aqueles que devem ser protegidos.

O projeto ActionSAFE – Wearable Physiological System to Monitor Firefighter's Overall Status é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP | INEGI

Scroll to top