física,
90 seg

Ep. 1354 Sofia Andringa – Investigação usa raios cósmicos para medir a densidade de grandes estruturas

June 23, 2022

ep1354_interiorO muão é uma partícula semelhante ao electrão que está presente nos raios cósmicos e que é capaz de atravessar uma grande quantidade de matéria.


Sofia Andringa, investigadora no LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, dedica a sua investigação ao estudo de muões, partículas elementares semelhantes aos eletrões, que podem ser usadas, por exemplo, para medir a densidade de grandes estruturas.

Apesar de serem semelhantes aos electrões os muões são um pouco mais pesados e muito instáveis.

A toda a hora estamos a ser atravessados por muões que chegam ao nosso planeta através de raios cósmicos. As suas características permitem que estas partículas atravessem a matéria e, com o equipamento certo, é possível medir de que forma estas interacções afetam o seu trajeto.

Com isto em mente, a equipa do LIP em Coimbra está a desenvolver detetores de muões para serem usados em observatórios de raios cósmicos como o Observatório Pierre-Auger na Argentina.

No entanto, estes detetores podem também ser usados fora do laboratório, como instrumentos de muografia para analisar estruturas como edifícios ou formações geológicas.

Nesse sentido, foi colocado um telescópio de muões no Centro Ciência Viva do Lousal que permite reconstruir a direcção que uma partícula fez até chegar ao telescópio, permitindo assim fazer uma imagem da estrutura que ela atravessou.

Esta imagem é como uma radiografia de objetos muito grandes construída com base em partículas que chegam de todas as direções da atmosfera.

O Centro Ciência Viva do Lousal está construído no interior de uma mina e ao instalar lá o telescópio de muões é possível criar muografias das estruturas geológicas da mina e comparar essa informação com a que foi obtida por outros métodos geofísicos.

A muografia tem ainda a vantagem de ser um método mais rápido e mais eficiente para a análise de estruturas quando comparada com os métodos convencionais.

Este telescópio encontra-se a operar em frente aos visitantes deste centro para dar a conhecer a física por trás desta tecnologia.

Saiba mais sobre a investigadora em: LIP

 

Scroll to top