eng. mecânica,
90 seg

Ep. 1358 Alexandra Moutinho – Projeto SONDA desenvolve sistema para reforçar a capacidade de monitorização atmosférica e oceânica

June 29, 2022

ep1358_interiorEste sistema consiste no uso de balões de alta altitude equipados com sensores para apoiar na monitorização da coluna atmosférica e do fundo do mar.


Alexandra Moutinho, professora no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), está a desenvolver o projeto SONDA com o objetivo de desenvolver um sistema complementar para reforçar a monitorização atmosférica e oceânica.

O projeto SONDA visa complementar os meios já existentes de monitorização ambiental por satélite. Estes meios têm algumas limitações a nível de resolução espacial e temporal que este projeto pretende complementar através de uma monitorização sincronizada da coluna atmosférica e do fundo do mar.

Este projeto está a desenvolver sondas para fazer essa monitorização e a trabalhar no desenho do veículo que irá transportar essas sondas. As sondas serão equipadas em balões de grande altitude que serão dotados com capacidade de posicionamento.

Recentemente, o equipamento desenvolvido no âmbito deste projeto teve a oportunidade de ser testado no terreno para a análise dos gases emitidos pela erupção do vulcão de Cumbra Vieja nas Canárias.

Foram usados sensores para detetar dióxido de enxofre e dióxido de carbono e hidrofones de fundo do mar.

“Conseguimos não só detetar as cinzas e os gases que tinham sido expelidos pelo vulcão e que constituem a pluma vulcânica, mas também ao nível do solo, e em sondas aquáticas que nos permitiram perceber como a lava que tinha chegado à zona costeira estava a afetar esse local”, revela.

O projeto SONDA – Synchronous Oceanic and Atmospheric Data Acquisition é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST

 

Scroll to top