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Ep. 595 Pedro Carvalheira – Estudo quer conhecer que baterias são as mais eficientes para carros elétricos

April 05, 2019

ep595_interiorEsta investigação está a desenvolver um software de gestão para avaliar a eficiência dos diferentes tipos de baterias com o objetivo de reduzir o custo do armazenamento de energia em carros elétricos.​


Pedro Carvalheira, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Facultade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) da Universidade de Coimbra (UC), é o porta-voz de um estudo que está a analisar a eficiência e o tempo de vida de baterias de baixo-custo para carros elétricos.

A energia usada pelos carros elétricos comporta dois custos distintos, o primeiro associado à energia propriamente dita, que representa cerca de 20% do valor total, e o segundo que corresponde ao custo de armazenamento, que comporta 80% do valor final.

O custo de armazenamento corresponde ao tempo de vida útil da bateria dividido pelo seu preço de aquisição. Quanto maior for o tempo de vida de uma bateria mais baixo será o seu custo ao longo do tempo.

“O que acontece atualmente é que o custo de armazenamento é muito superior ao custo da energia, portanto se quero reduzir o custo da mobilidade elétrica tenho que em primeiro lugar reduzir o custo de armazenamento”, explica.

Para Pedro Carvalheira, a solução para este problema passa por fazer com que as baterias duram mais.

“Se uma bateria em vez de durar cinco anos, durar dez, quinze, ou vinte, o custo de armazenamento vai-se reduzir”, acrescenta.

A gestão de um sistema de baterias está intimamente ligado à química da própria bateria. Cada química tem uma maneira de se comportar e, nesse sentido, a estratégia deste estudo passa por primeiro conhecer como é que as baterias de uma determinada química se comportam, e depois comparar os resultados de cada uma em parâmetros como a duração e a resistência interna.

O objetivo desta investigação passa assim pelo desenvolvimento de um software de gestão aplicado às diferentes químicas de bateria existentes no mercado. Este software vai permitir identificar, dentro das baterias de baixo-custo, aquelas que são mais adequadas para reduzir os custos de armazenamento de energia nos carros elétricos.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | FCTUC

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