farmácia,
90 seg

Ep. 1360 Olga Borges – Investigação desenvolve vacina intranasal para o SARS-COV-2

July 01, 2022

ep1360_interiorEsta vacina é menos intrusiva e irá atuar diretamente no local de entrada do vírus no nosso organismo.


Olga Borges, investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), está a desenvolver uma vacina intranasal para o SARS-COV-2.

Esta vacina consiste em desenvolver um adjuvante para a mucosa nasal mas também para vários tipos de antigénios capazes de bloquear a proteína spike presente na superfície do vírus SARS-COV-2. Esta técnica poderá também ser usada para a entrega de material genético como RNA ou DNA por via intranasal.

“Nós desenvolvemos nanopartículas que serão capazes de, por um lado, estimular as células do sistema imunitário e, por outro lado, de reter o antigénio o máximo de tempo possível na mucosa nasal para aumentar a probabilidade deste antigénio poder ser internalizado pelas células que estão presentes na mucosa”, explica.

Este projeto consiste no desenvolvimento destas nanopartículas com propriedades de estimulação e de potenciação do sistema imunitário, e que sejam também mucoadesivas, isto é, capazes de aderir à mucosa nasal, e que tenham também a capacidade de encapsular e adsorver os antigénios de interesse para o SARS-COV-2.

Este projeto foi distinguido pelo Programa Gilead GÉNESE na categoria de investigação.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FFUC

 

Scroll to top