Estes recifes conjugam vários usos, como o mergulho e a presença de embarcações de recreio, com atividades de pesca comercial.
Jorge Ramos, investigador no CinTurs – Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da Universidade do Algarve (UAlg), participa no projeto SEARM-FIT com o objetivo de estudar as interações entre a pesca e as atividades turísticas em recifes artificiais na costa algarvia.
O principal objetivo deste projeto é a monitorização socioeconómica destas atividades com recurso a ferramentas da indústria 4.0, como a computação na nuvem e a internet das coisas.
A ideia é usar métodos não intrusivos para a recolha e dados que permitam fazer comparações entre os períodos de inverno e de verão, para encontrar padrões de utilização destes recifes pelos diferentes setores de atividade.
Esta informação irá permitir gerir os usos deste espaço para reduzir os conflitos entre as diferentes atividades. Por exemplo, o mergulho não é compatível com a pesca desportiva. Compreender em que momentos está concentrada a procura por cada uma destas duas actividades, será possível minimizar a interação entre ambas e evitar que haja sobreposição.
O projeto SEARM-FIT – Socioeconomic artificial reef monitoring: fisheries interaction with tourism é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CinTurs