química,
90 seg

Ep. 1789 Ana Paula Ribeiro – Investigação usa resíduos da produção de insetos para desenvolver bioplásticos

May 16, 2024

Estes bioplásticos poderão, por exemplo, ser usados em embalagens alimentares e em produtos descartáveis.


Ana Paula Ribeiro, investigadora no Centro de Química Estrutural (CQE) e professora no Departamento de Química e Bioquímica do Instituto Superior Técnico (IST), está a usar resíduos da produção de insetos para alimentação humana para produzir bioplásticos.

A equipa de Ana Paula Ribeiro está a colaborar com uma empresa que produz moscas para alimentação humana e animal. Esta empresa lançou o desafio de reaproveitar as exúvias, os restos do exosqueleto das moscas, para as transformar em biopolímeros que possam ser convertidos em bioplásticos.

O interesse deste projeto passa assim por tornar mais sustentável a produção de alimentos, encontrando alternativas viáveis para a aplicação industrial de soluções que permitam ao mesmo tempo reaproveitar os resíduos desta indústria e reduzir a escassez de alimentos em países em desenvolvimento.

“Portugal não é um destes casos, felizmente, mas como país desenvolvido, temos a responsabilidade de contribuir para resolver a falta de alimentação e para promover a sustentabilidade do ser humano no planeta. Acreditamos assim que este projeto tem a possibilidade de ter impacto nas gerações futuras”, revela.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito da Agenda InsectERA financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Google Scholar | CQE

Scroll to top