sociologia,
90 seg

Ep. 113 Teresa Garcia Marques – A familiaridade perante determinadas situações ou pessoas afeta o nosso pensamento.

April 27, 2017

ep113_interiorOs sentimentos têm um papel muito importante na tomada de decisão e na interpretação que fazemos das situações do dia-a-dia. Esta investigação utiliza o exemplo dos tribunais para demonstrar o efeito da familiaridade no julgamento de pessoas.


Teresa Garcia Marques é investigadora na unidade de Investigação William James Center for Research (WJCR) do ISPA – Instituto Universitário, e estuda o impacto de sentimentos como a familiaridade no julgamento de indivíduos.

“Sabemos que temos familiaridade para com alguma coisa quando a sentimos”, afirma a investigadora. Alguns dos seus trabalhos têm demonstrado que esse sentimento de familiaridade tem impacto na forma como as pessoas processam a informação que recebem do ambiente, fazendo com que as mesmas prestem maior ou menor atenção aos detalhes. “Quando atendemos a menos detalhes é porque sentimos que não precisamos deles e podemos utilizar os nossos conhecimentos prévios”, explica.

Numa situação de tribunal, exemplo experimental que utiliza nas suas investigações, podem-se “usar mais estereótipos e julgar uma pessoa como mais culpada ou mais agressiva porque pertence a uma determinada categoria social”. De acordo com a investigadora, nesta situação utilizam-se mais os conhecimentos prévios e presta-se menos atenção aos detalhes das provas que são apresentadas em tribunal. Desta forma, Teresa Garcia Marques demonstra que se as pessoas sentem maior familiaridade com determinada informação, baseiam mais os seus julgamentos em crenças prévias. “Esta minha investigação vem mostrar como os afetos e os sentimentos são extremamente relevantes a modelar o nosso processo cognitivo, o nosso pensamento”.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | ISPA – Instituto Universitário | WJCR

Scroll to top