história,
90 seg

Ep. 124 Maria José Azevedo Santos – Investigadora confirma autenticidade de documento de Irmã Lúcia com o terceiro segredo de Fátima

May 12, 2017

ep124_interiorA pedido da diocese de Leiria, este projeto pretendia verificar se o documento religioso alusivo ao terceiro segredo de Fátima foi escrito ou não pela mão de um dos pastorinhos, a Irmã Lúcia.


Maria José Azevedo Santos, professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora no Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC), é a autora desta investigação que confirma a autenticidade do documento escrito por Irmã Lúcia que revela o terceiro segredo de Fátima.

Foi em 2013 que o Bispo Cabecinhas, da diocese de Leiria e com a autorização do Papa Francisco, convidou a investigadora para analisar do ponto de vista paleográfico-diplomático o terceiro segredo de Fátima, alegadamente da irmã Lúcia. “Foi uma atitude da igreja que significou para mim o sentido de responsabilidade, transparência que a igreja quis imprimir a este convite e a esta sujeição de um documento deste género a uma análise científica”, conta Maria Santos.

Dado que o documento não está assinado, a ideia seria uma especialista em paleografia (área que estuda textos manuscritos antigos) diplomática certificar a autenticidade do mesmo. “O trabalho está feito, está entregue e está no prelo”, indica a investigadora, acrescentando que espera vê-lo publicado ainda este ano, altura em que se celebra o centenário das aparições de Fátima. Recorrendo a métodos de crítica, a conclusão é de que “o documento é de facto um autógrafo da irmã Lúcia”, afirma.

Saiba mais sobre a investigadora em: UC | DeGóis

Scroll to top