arquitetura,
90 seg

Ep. 139 Teresa Marat-Mendes – Projeto SPLASH analisa qual o impacto dos comportamentos das pessoas na sustentabilidade da cidade que habitam

June 02, 2017

ep139_interiorComo é que as pessoas ocupam o território? Que práticas e opções de vida tomam quando habitam numa cidade? São estas as principais questões que este projeto ambiciona responder.​


Teresa Marat-Mendes, investigadora no DINÂMIA’CET – IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), está a trabalhar num projeto de investigação relacionado com as questões do planeamento denominado SPLASH, que visa planear as transformações mais sustentáveis do território, nomeadamente das cidades.

“Como é que as pessoas ocupam o território? Que práticas e que opções de vida tomam? Quer em termos de mobilidade, quer no acesso de casa à escola para levar aos seus filhos, quer nas opções de alimento e nos produtos que consomem, quer na frequência com que comem. As suas atividades têm ou não têm impacto na própria sustentabilidade da cidade? Nós acreditamos que sim, que a questão da sustentabilidade não tem o seu foco apenas na componente espacial, mas que depende acima de tudo dos comportamentos humanos”, explica.

Com participação em projetos sobre a sustentabilidade e o planeamento urbano, como o projeto MEMO que analisou o metabolismo e a evolução da área metropolitana de Lisboa, Teresa Marat-Mendes dedica a sua investigação à análise da cidade como um organismo vivo, de forma a propor sugestões de planeamento para a melhoria do desenho urbano das cidades.

“É Através de uma leitura de transição para a sustentabilidade, de forma a promover práticas e comportamentos mais sustentáveis, que o projeto SPLASH irá tentar contribuir e com uma equipa muito multidisciplinar procurar encontrar as melhores perguntas para este problema e identificar as melhores respostas possíveis para alterar as atuais práticas de planeamento e tirar novas lições para o planeamento das cidades”, conclui.

O projeto SPLASH vai procurar encontrar soluções para o planeamento de cidades com menores consumos de carbono, melhor qualidade de água, e com menor custo para os seus habitantes.

Saiba mais sobre a investigadora em: LinkedIn | ResearchGate | DINÂMIA'CET

Scroll to top