saúde pública,
90 seg

Ep. 157 Soraia Teles – Plataforma ajuda idosos a adaptar as habitações de idosos às suas necessidades

June 28, 2017

ep157_interiorAinda em estado de desenvolvimento, a plataforma Active Advice vai permitir que os idosos escolham entre um vasto catálogo de opções tecnológicas para a sua habitação, aquelas que melhor se adequam às suas necessidades de assistência e conforto. Além do catálogo este sítio vai também incluir avaliações, críticas, sugestões, e uma comunidade de especialistas e utilizadores experientes, com o objetivo de auxiliar e esclarecer dúvidas sobre os produtos.​


Soraia Teles, investigadora no CINTESIS e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto (UP), recorre às tecnologias da informação e da comunicação, no sentido de desenvolver novas técnicas de Ambient Assisted Living (AAL).

O Active Advice é um projeto europeu de investigação aplicada que tem como objetivo criar uma plataforma disponibilizada via web e aplicação móvel que permite que as pessoas mais velhas e os seus cuidadores encontrem produtos e serviços à disposição no mercado: “Estamos a falar de um repositório de produtos e serviços, onde as pessoas possam obter aconselhamento a cerca das soluções mais adequadas às suas necessidades, via consultores digitais, ou seja utilizadores e outros especialistas que fazem revisões e comentários acerca dos produtos e via consultores humanos os active advisors, uma rede de indivíduos que são formados e certificados para oferecer aconselhamento de âmbito local”, conta.

“A necessidade de se prestar cuidados a um número crescente de pessoas mais velhas obriga os governos a pensar políticas simultaneamente eficazes e económicas que promovam o envelhecimento saudável, independente, participativo e em comunidade. Uma das soluções debatidas neste sentido tem sido o recurso às tecnologias da informação e da comunicação, mais precisamente ao conceito de Ambient Assisted Living (AAL)”, explica.

De acordo com Soraia Teles, apesar do potencial do AAL o que se constata é que o público em geral não se encontra consciencializado para a existência destas soluções. “Escasseia a oferta de informação compreensiva e de aconselhamento ou apoio à tomada de decisão há cerca dos melhores produtos, ou serviços para cada caso”, acrescenta.

Está previsto que a plataforma Active Advice entre em funcionamento em Julho de 2018. Segundo a investigadora, a ideia é que esta plataforma contribua para a aceitação e a utilização das tecnologias de AAL por pessoas mais velhas e pelos seus cuidadores.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin

Imagem Banner: DR

Scroll to top