antropologia,
90 seg

Ep. 159 Maria Cardeira da Silva – Livro pinta quadro sobre o quotidiano nos bairros multiculturais de Marrocos

June 30, 2017

ep159_interiorO objetivo deste estudo foi tentar perceber a complexidade do dia-a-dia das mulheres islâmicas que vivem em bairros onde há diversidade religiosa e cujo contexto é tão diferente do europeu.


Maria Cardeira da Silva é investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH NOVA) e estudou o quotidiano e os hábitos das mulheres islâmicas.

“Eu comecei por fazer o meu doutoramento em Marrocos, fiz uma antropologia clássica de residência, vivi dois anos em Marrocos e trabalhei sobre questões de género”, conta a investigadora. Viveu dois anos num bairro de Salé e tentou viver o mais próximo possível com as outras mulheres desse bairro. Sem tentar anular a sua diferença cultural e social, e utilizando a sua localização privilegiada, pretendia “obter um conhecimento mais próximo da realidade quotidiana dessas mulheres e perceber justamente a complexidade do facto de ser mulher num contexto com características diferentes do nosso mas também com características muito semelhantes e portanto sem anular também essa semelhança”, explica Maria Cardeira da Silva.

Como resultado deste projeto, publicou um livro que intitulou de “Um Islão Prático” e que tinha “justamente a ver com essa ideia de tentar transmitir o modo como o islão é vivido na prática, na sua normalidade, no seu dia-a-dia, num contexto particular e onde a dimensão religiosa é entrecruzada por muitas outras dimensões que são aquelas que constroem a moldura de uma identidade pessoal e neste caso numa identidade do centro também”, justifica.

Saiba mais sobre a investigadora em: CRIA | FCSH NOVA

Scroll to top