sociologia,
90 seg

Ep. 197 Magda Nico – Até que ponto a crise moldou as vidas dos jovens nos últimos oito anos?

August 23, 2017

ep197_interiorVoltar a entrevistar jovens entrevistados em 2009 para perceber os efeitos da crise nas suas vidas: os obstáculos, os sonhos perdidos e outros acontecimentos, provocados ou não pela crise?


Magda Nico é socióloga, investigadora de pós-doutoramento do Centro de Investigação em Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e também professora auxiliar convidada desse mesmo Instituto. Atualmente desenvolve um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que pretende perceber o que aconteceu na vida dos jovens durante a crise através de um estudo de follow-up qualitativo.

O estudo propriamente dito consiste “em entrevistar os jovens que foram entrevistados em 2009, numa altura em que a crise ainda era um bocadinho abstrata, pelo menos no discurso destes entrevistados, e voltar a estas vidas, atualizá-las do ponto de vista objetivo, o que é que aconteceu na vida destas pessoas e também do ponto de vista subjetivo, o que é que elas acham que lhes aconteceu de melhor, de pior, que obstáculos é que ultrapassaram, que planos e sonhos é que abandonaram e é que criaram novos, o que é que aconteceu durante estes sete, oito anos das suas vidas desde 2009 e a que é que eles atribuem estes acontecimentos, nomeadamente se atribuem alguma responsabilidade ou causalidade à própria crise que se instalou no país”, explica a investigadora.

Das 50 entrevistas que Magda Nico tem para fazer, conseguiu já concretizar cerca de um quarto delas até agora. Apesar da recetividade dos jovens ter potencial para melhorar, a investigadora afirma que todo o processo se torna enriquecedor voltar as estes instrumentos de inquirição, “parar um bocadinho para pensar na vida e no rumo que a vida delas tomou nestes últimos sete anos e é um reencontro que acaba por ser muito enriquecedor acho para ambos, entrevistado e entrevistador”, conta.

Saiba mais sobre a investigadora em: CIES-IUL | ResearchGate

 

Scroll to top