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Ep. 226 Bruno Azevedo – AddVolt desenvolve sistema económico e sustentável para veículos de transporte refrigerado

October 04, 2017

ep226_interiorReduzir os gastos em combustível e tornar os camiões e restantes veículos de transporte refrigerado mais silenciosos é o grande objetivo deste sistema.​


Bruno Azevedo, cofundador da AddVolt empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu este produto que tem como principal característica a capacidade de recuperar energia nos momentos de travagem e aceleração do veículo. Energia essa que é depois utilizada para alimentar as baterias do sistema de refrigeração.

Os camiões frigoríficos tradicionais têm um motor a diesel dedicado só para refrigerar toda a mercadoria. Este motor tem um consumo em média de quatro litros por hora e uma emissão de ruído significativa tanto para o motorista como para as pessoas que estão no centro das cidades e que sofrem com a poluição sonora em meio urbano.

Tomando conhecimento desta situação, segundo Bruno Azevedo, a AddVolt decidiu colocar os seus conhecimentos de engenharia eletrotécnica para desenvolver uma solução que tornasse estes camiões mais silenciosos. “Como engenheiros eletrotécnicos que somos começamos a desenvolver uma solução que permite que a unidade de refrigeração funcione apenas em modo eléctrico reduzindo o consumo e a dependência do motor a diesel, os níveis de emissão de CO2, o ruído, e as necessidades de manutenção que estão sempre associadas ao motor a diesel”, afirma o investigador.

“Como funciona a solução AddVolt? No fundo, é uma unidade que armazena energia eléctrica em baterias de iões de lítio e que recorre à recuperação de energia nas travagens e acelerações da viatura para manter a bateria com autonomia suficiente para colocar o motor de frio a funcionar sempre em modo eléctrico durante a operação”, explica.

Para Bruno Azevedo, os objetivos futuros da AddVolt como grupo de investigação em torno do desenvolvimento de soluções para o transporte sustentável, vão passar pelo desenvolvimento de soluções que permitam ao camião e aos veículos de transporte usar energia sustentável.

“Trabalhamos para que a nossa solução tenha cada vez mais inteligência e que gira a energia a bordo da viatura de uma forma baseada em cada rota que a viatura faz. Uma vez que recuperamos energia nas travagens e acelerações conseguimos assim prever a energia disponível em cada rota e as necessidades de consumo da própria viatura. Fazemos assim uma relação entre ambos, reduzindo o custo de transporte de mercadorias e o impacto que o transporte de mercadorias tem nas cidades”, conclui.

A solução desenvolvida pela AddVolt foi testada em camiões da empresa de transportes Luís Simões, estando neste momento a ser avaliada por uma empresa alemã.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn

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