ambiente,
90 seg

Ep. 239 Amílcar Soares – Real-Time Mining: o projeto que vai dar um passo em frente na automação das operações mineiras

October 23, 2017

ep239_interiorEste é um projeto internacional que vai facilitar as operações mineiras a um médio prazo, quando os ambientes de exploração se tornarem mais inóspitos e difíceis.


Amílcar Soares é investigador do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), docente do Instituto Superior Técnico (IST) e trabalha atualmente no projeto Real-Time Mining.

Este projeto internacional tem como objetivo tentar responder a um desafio, “talvez o maior e mais importante desafio em médio termo da indústria mineira, que é a automação das operações mineiras”, afirma o investigador. O que acontece é que a médio prazo as descobertas da atividade mineira vão começar a ser cada vez mais profundas e em ambientes cada vez mais difíceis e complexos.

“Antes de se atingir a completa automação, há um estágio intermédio fundamental que é a monitorização e a gestão das reservas e das operações em tempo real, e esse é o objetivo deste projeto Real-Time Mining”, realça Amílcar Soares. No projeto, está-se a integrar a monitorização rápida através de aparelhos de Raios-X e de laser portáteis e “transformar essas medidas rápidas mas incertas na incerteza de modelos de reservas”. Nas minas subterrâneas principalmente, já se verifica que partes da operação mineira é feita de forma automática, isto é, já não há intervenção humana mas sim de robôs escavadores. No entanto a automação completa ainda está longe de acontecer.

“A completa automação só é possível quando essa interface com as reservas se completar em tempo real, o conhecimento em tempo real”, conclui o investigador.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | IST | ResearchGate

Scroll to top