tecnologia,
90 seg

Ep. 274 Pedro Pereira Rodrigues – E se toda a sua informação médica estivesse disponível a toda a hora, em qualquer lugar?

December 11, 2017

ep274_interiorProjeto NanoSTIMA está a desenvolver um sistema de recolha e integração de dados de saúde da população portuguesa, com o objetivo de facilitar o tratamento através do acesso ao historial do paciente.​


Pedro Pereira Rodrigues, investigador no CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), está a desenvolver este projeto em consórcio com o INESC TEC.

“O NanoSTIMA tem como objetivo global a capacidade de medição, de recolha e de integração de todo o tipo de dados de saúde e de doença da população, para desenvolver novos métodos de análise desses dados, para respondermos às perguntas de investigação que habitualmente já tentamos responder com os métodos mais tradicionais de investigação clínica e de investigação em saúde”, explica.

Pedro Pereira Rodrigues aponta como objetivo final do projeto a possibilidade de no futuro termos produtos que, integrando dados de múltiplas fontes, como sensores, dados administrativos de interação dos indivíduos com o sistema nacional de saúde, ou dados clínicos recolhidos de cada indivíduo, possam ser usados quer pelos investigadores, quer pelos profissionais de saúde.

Estes dados podem depois ser usados para determinar se uma pessoa deve ou não ser observada, prever qual a progressão de uma doença, ou até mesmo sugerir qual a intervenção mais indicada para cada paciente.

Neste Momento, o NanoSTIMA encontra-se ainda numa fase de desenvolvimento de conhecimento fundamental para que estes sistemas sugeridos possam um dia fazer parte do nosso quotidiano.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CINTESIS

Scroll to top