eng. materiais,
90 seg

Ep. 348 Fernão Magalhães – Projeto HotPUR ajuda empresa nacional a desenvolver cola termofusível reativa de poliuretano

March 23, 2018

ep348_interiorEsta cola vai ter como principal aplicação a colagem de orlas de madeira em portas, de forma a capacitar a empresa promotora com tecnologia e conhecimento capazes de aumentar a sua competitividade no mercado internacional.​


Fernão Magalhães, docente no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente e Energia, está a desenvolver o projeto “HotPUR: Desenvolvimento de resinas de poliuretanos reativos para utilização como hotmelt nas indústrias da madeira”, há cerca de um ano em co-promoção com a empresa Lorcol.

“Iniciámos este projeto HotPUR, há cerca de um ano com uma empresa na área das colas industriais que é a Lorcol, que nos lançou o desafio de desenvolvermos uma cola com características muito específicas. São as chamadas colas termofusíveis reativas de poliuretano que são aplicadas em situações específicas, uma delas é na colagem de orlas de madeira em portas”, explica.

A equipa de Fernão Magalhães está a desenvolver diferentes formulações para esta cola, procurando assim otimizar características relevantes destas colas tais como a viscosidade. “Esta tem que ser adequada à aplicação em vista, uma vez que as colas são aplicadas num estado fundido, portanto liquefeito após aquecimento. A reatividade, a capacidade de cristalização tudo isto são características que vão depender de diferentes parâmetros da formulação”, acrescenta.

Ainda em fase de desenvolvimento, o investigador mostra-se confiante na qualidade do produto final. “Temos já formulações funcionais que necessitam ainda de alguns ajustes, de alguns melhoramentos, mas estamos muito bem encaminhados para conseguir até ao final do projeto ter um produto comercializável pela empresa”, conclui.

Este projeto é co-financiado pelo FEDER através do PT2020 no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, em co-promoção com as entidades Lorcol, Vicaima, FEUP, Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a Associação Rede de Competência em Polímeros (ARCP).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP | LEPABE

Scroll to top