A ideia é que este modelo possa prever se a grávida terá um parto normal ou se será necessário recorrer à cesariana.
João Nuno Correia, professor no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (UC) e investigador no Centro de Informática e Sistemas (CISUC) da mesma universidade, está a coorientar um projeto que visa desenvolver um sistema capaz de prever o tipo de parto.
Este projeto combina dados materno-fetais extraídos durante o acompanhamento da gravidez e imagens de ecografias para desenvolver um sistema capaz de determinar se a grávida terá um parto normal ou se será necessário recorrer a cesariana.
Numa primeira fase, foi feita uma recolha de informação para construir um histórico e uma base de dados de conhecimento que pudessem ser usados para calibrar este sistema e treinar um modelo de aprendizagem automática.
Esta informação está agora a ser usada para validar os resultados deste modelo com vista a verificar se este consegue mesmo prever o tipo de parto com base na informação recolhida pelo clínico durante o acompanhamento da gravidez.
Este projeto tem como título Predicting Vaginal Delivery After Labor Induction with Machine Learning e está a ser desenvolvido por Iolanda Ferreira, doutoranda de Ciências da Saúde, sob a orientação de Ana Luísa Areia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e de João Nuno Correia.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CISUC