tecnologia,
90 seg

Ep. 1772 Miguel Ângelo Carvalho – Projeto Operator desenvolve sensores para melhorar a produtividade, a ergonomia e o bem-estar dos trabalhadores

April 23, 2024

Foram desenvolvidos três dispositivos que permitem recolher dados com vista a melhorar as condições de trabalho numa determinada empresa.


Miguel Ângelo Carvalho, investigador do 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UM), participa no projeto Operator, uma iniciativa do MIT Portugal que pretende valorizar a produtividade, a ergonomia, e o bem-estar dos trabalhadores da indústria têxtil e do setor automóvel.

Neste projeto estão a ser desenvolvidos sensores inerciais vestíveis, que são colocados no corpo do trabalhador e que permitem monitorizar os seus movimentos e digitalizar o seu método de trabalho.

Estes dispositivos permitem medir a sua produtividade ao longo do dia e calcular os seus padrões de movimento enquanto fazem uma determinada tarefa.

Tanto a indústria têxtil, como a indústria automóvel, são caracterizadas por operações muito repetitivas que podem causar problemas músculo-esqueléticos nos trabalhadores. Com estes dispositivos vai ser possível monitorizar os seus movimentos e definir algoritmos que permitam avisar os operadores para que estes mudem de tarefa e evitem o desenvolvimento de problemas físicos a médio e a longo prazo.

A nível do bem-estar do trabalhador, foi desenvolvido um sensor que pede ao trabalhador para dizer como este se sente naquele dia. Esta informação será conjugada com variáveis subjectivas relacionadas com o seu estado fisiológico, emocional, e social, de integração no seu grupo de trabalho.

Com isto será possível obter uma ideia do ambiente físico e do ambiente social em que o trabalhador está inserido e desta forma providenciar-lhe melhores condições.

Isto irá permitir não só melhorar as condições de trabalho mas também garantir melhores níveis de produtividade para a empresa.

O projeto Operator: Digital Transformation in Industry with a Focus on the Operator 4.0 conta com a participação da Fraunhofer Portugal, da Universidade Nova de Lisboa, da Volkswagen Autoeuropa, da NST Apparel, da Universidade do Porto, da Universidade do Minho e da ControlConsul.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin| Researchgate | Google Scholar | 2C2T

Scroll to top