geologia,
90 seg

Ep. 2055 Luís Gonçalves – Projeto EnVagro avalia o impacto dos microplásticos nos solos agrícolas do Norte de Portugal e da Galiza

July 11, 2025

Este projeto está a estudar os solos agrícolas da Euroregião Norte de Portugal-Galiza, em particular na Bacia do Cavado e na região de Ourense.


Luís Gonçalves, professor na Universidade do Minho (UM) e membro do Instituto de Ciências da Terra (ICT), está a desenvolver o projeto EnVagro com o objetivo de avaliar o impacto dos microplásticos nos solos agrícolas do Norte de Portugal e da Galiza.

Este projeto visa a análise e a quantificação de microplásticos em diferentes tipos de solos agrícolas, nomeadamente em solos de hortas urbanas, de estufas, de produções de hortícolas, de campos de milho, e de vinhas.

O objetivo é averiguar a quantidade de microplásticos, caracterizar o tipo de microplásticos presentes, e avaliar o seu impacto na produtividade agrícola.

A nível internacional, há uma preocupação cada vez maior com o impacto que os microplásticos têm a nível da biodiversidade dos solos, da saúde dos solos, e da capacidade de produção agrícola que estes têm.

Pensa-se que a presença de microplásticos poderá contribuir para a degradação da qualidade do solo e para a diminuição da sua produtividade. Os microplastícos têm também a capacidade de adsorver e incorporar contaminantes como metais pesados, bactérias, vírus, ou fungos, que poderão pôr em causa a saúde das culturas agrícolas.

O projeto EnvAgro – Unravelling the impact of (micro)plastics in agricultural soils: towards environment friendly food production in the Euroregion Galicia and Minho resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho e a Universidade de Vigo, na Galiza.

Saiba mais sobre o investigador em: ICT

Scroll to top