Este projeto pretende ajudar as mulheres a obter um resultado estético satisfatório após a remoção do tumor por via cirúrgica.
Marília Antunes, professora no Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigadora do Centro de Estatística e Aplicações (CEAUL), participa no projeto Cinderella, uma iniciativa que usa inteligência artificial para otimizar a previsão dos resultados da cirurgia à mama em mulheres com cancro da mama.
Como é que isto é feito? Primeiro são tiradas fotografias à doente que depois são comparadas com fotografias que estão disponíveis numa grande base de dados de mulheres com cancro de mama, tiradas antes e após a cirurgia.
Com recurso a inteligência artificial, estas fotografias são comparadas com a fotografia da doente de forma a encontrar casos em que existe uma semelhança física e também ao nível da cirurgia que vai ser realizada, para que a mulher possa perceber qual pode ser o resultado estético da sua cirurgia.
O projeto Cinderella é liderado pela Fundação Champalimaud e financiado com fundos europeus oriundos do programa Horizon Europe.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUL