sociologia,
90 seg

Ep. 251 Teresa Sarmento – Livro explora o papel dos pais, auxiliares e educadores numa creche

November 08, 2017

ep251_interior“Juntos pela Criança na Creche” é o livro que explora o conceito de união entre os vários protagonistas na vida de uma criança que está na creche.


Teresa Sarmento, docente do departamento de Ciências Sociais da Educação e investigadora no Centro de Investigação e Estudos da Criança no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho), é a autora deste livro.

“Nós sabemos que Portugal é o país onde mais mulheres trabalham, dentro dos países da comunidade Europeia, o que quer dizer que efetivamente para se ter filhos tem que se ter suportes efetivos, e um deles é sem dúvida a creche”, explica a docente. Da parceria entre o IE e a Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade Social (CNIS) resultou o livro “Juntos pela Criança na Creche”, onde é explorado o conceito de “juntos”, enquanto elementos integrantes de uma creche e com responsabilidade efetiva.

“Nós trabalhamos juntos com as crianças, trabalhamos juntos com outros elementos da equipa educativa, trabalhamos juntos com os pais”, explica Teresa Sarmento. A palavra “juntos” está então associada a uma relação de diálogo permanente, com todos os elementos integrantes, com o objetivo de promover o melhor possível a vida da criança. “Depois também trabalhamos juntos com o que os estudos mais atuais em termos científicos nos dizem sobre como entender a creche, como entender este espaço de vida, que visão é que temos sobre a criança, como é que entendemos o que entendemos sobre a educação”, conclui.

Saiba mais sobre a investigadora em: ResearchGate 

Scroll to top