eng. mecânica,
90 seg

Ep. 642 Norberto Pires – Investigação desenvolve processos industriais de impressão 3D 80% mais rápidos

June 11, 2019

ep642_interiorEsta investigação quer otimizar a impressão 3D a nível industrial com o objetivo de reduzir em 80% o tempo de desenvolvimento e impressão de um novo elemento.​


Norberto Pires, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (UC), quer com este projeto tornar mais ágil e rápido o processo industrial de impressão 3D.

No mercado atual, a impressão 3D de novos elementos industriais é um processo moroso que pode, em certas circunstâncias, demorar mais de seis meses a ser concluído.

Para desenvolver um novo produto com recurso a esta técnica de impressão, é necessário produzir diversos protótipos com materiais diferentes. Através de um longo processo de tentativa e erro são depois selecionados os materiais e os desenhos que melhor desempenho tiverem revelado.

“Este processo é relativamente lento porque implica a seleção de material, implica perceber como é que o material vai ser alterado durante o processo de impressão, que características mecânicas vai ter, e implica também algum cuidado no planeamento do processo de impressão para que a peça saia com as características mecânicas e físicas que queremos”, explica.

Este é um processo longo que tipicamente tem uma duração média de seis meses. Para resolver este problema, a equipa de Norberto Pires está a desenvolver um software de simulação que permite acompanhar o processo de impressão 3D de um produto e, quando necessário, alterar os parâmetros devidos, para que o resultado tenha o melhor desempenho possível.

Ao alterar o processo de produção em tempo-real este software permite reduzir o número de tentativas necessárias para obter um produto com as características pretendidas.

“Aquilo que prometemos numa proposta que fizemos agora à comunidade europeia foi de reduzir o tempo na ordem dos 80% o que significa gastar em quase todas as tarefas apenas uma tentativa, ou, no limite, duas tentativas”, acrescenta.

Esta redução tornaria o processo mais ágil do ponto de vista industrial, permitindo assim produzir um produto pronto para chegar ao mercado em apenas poucas semanas.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Página Pessoal 

Scroll to top