eng. mecânica,
90 seg

Ep. 845 José Carlos Góis – Estudo analisa registos de acidentes com produtos explosivos nos últimos 20 anos

May 01, 2020

ep845_interiorEste estudo está a analisar os acidentes ocorridos em Portugal com produtos pirotécnicos e explosivos ao longo das últimas duas décadas.


José Carlos Góis, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver este estudo em parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) com o objetivo de desenhar novos métodos de segurança para reduzir a incidência de acidentes com materiais explosivos.

Neste estudo estão a ser analisados acidentes que envolvam explosivos e artigos de pirotecnia quer no seu fabrico, como na sua aplicação.

Até 2002 havia uma número significativo de acidentes no fabrico de explosivos e de artigos de pirotecnia, contudo, nesse ano entrou em vigor uma nova legislação que reforçou as regras de segurança no fabrico destes materiais.

Desde então o número de acidentes no fabrico tornou-se praticamente inexistente. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito na aplicação dos mesmos.

“Na aplicação tem havido um número de acidentes significativo, em particular no uso da pólvora negra e na aplicação de artigos de pirotecnia”, revela.

Segundo José Carlos Góis, a maior parte dos acidentes são causados por excesso de confiança, por desconhecimento, ou por falta de formação sobre as regras de segurança.

Neste momento está a ser discutida uma nova legislação para o manuseamento de produtos explosivos. Para que esta nova lei seja eficaz é necessário perceber como e onde os acidentes acontecem, que tipos de materiais estão envolvidos e em que áreas ocorrem.

O conhecimento obtido neste projeto será usado para melhorar a legislação atualmente em vigor, em áreas como o licenciamento e a fiscalização.

Serão também promovidos cursos de formação sobre o manuseamento seguro destes materiais.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UC

Scroll to top