sociologia,
90 seg

Ep. 1265 Sandra Marques Pereira – Plataforma LXhabidata reúne dados sobre a habitação nos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa

February 18, 2022

ep1265_interiorEsta plataforma permite comparar o preço das habitações, as taxas de esforço, o valor das rendas e a cobrança do IMI em cada um dos 18 concelhos da AML.


Sandra Marques Pereira, investigadora e socióloga no DINÂMIA'CET no ISCTE-IUL, está a desenvolver a plataforma LXhabidata, uma plataforma de acesso aberto que reúne dados de habitação sobre os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

Os dados recolhidos pela plataforma LXhabidata estão organizados em nove temas principais que vão desde o mercado habitação ao acesso à habitação, passando pelas receitas autárquicas, o alojamento local, entre outros, apresentados em três formatos: mapas, tabelas e gráficos. Todos estes dados podem ser descarregados de forma gratuita pelos utilizadores.

A plataforma destina-se a todos os que se interessam pelo tema da habitação, desde cidadãos a executores políticos, de agentes do mercado imobiliário e do setor da construção, a investigadores.

A informação disponível nesta plataforma permite, por exemplo, avaliar as taxas de esforço no mercado de arrendamento, ou seja, o peso das rendas no rendimento líquido dos agregados familiares.

Por exemplo, apesar de ser indicado que o peso da renda no rendimento não deva ultrapassar os 30%, os dados demonstram que em Lisboa apenas o quinto quintil de rendimento, ou seja a percentagem da população com maiores rendimentos, é que consegue ter uma taxa de esforço inferior a 30%. No quintil mais baixo esta taxa chega a atingir os 200%.

Esta plataforma permite também comparar as receitas fiscais entre os diferentes concelhos da AML. Na soma do IMI e do IMT, Lisboa recebeu em 2020 cerca de €336 milhões, enquanto Cascais recebeu um terço desse valor e a Amadora onze vezes menos.

A plataforma LXhabidata é coordenada por Sandra Marques Pereira e por Madalena Matos e conta também com a participação de Teresa Costa, Marco Carreira e Assunção Gato.

Esta plataforma encontra-se disponível para consulta em lxhabitada.iscte-iul.pt

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | ISCTE | DINÂMIA'CET

Scroll to top