Este projeto visa reduzir a quantidade de compostos orgânicos voláteis emitidos pelos têxteis dos veículos e responsáveis pelo cheiro a ‘carro novo’.
Hermínio Sousa, professor no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra (UC) e investigador no CERES – Centro de Investigação em Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade, participa no projeto DeVOC, uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver produtos têxteis plastificados sustentáveis para a indústria automóvel.
Embora algumas culturas valorizem o cheiro a ‘carro novo’, noutras este é visto como desagradável. Nesse sentido, esta iniciativa pretende encontrar soluções que permitam reduzir as emissões deste cheiro.
O papel da Universidade de Coimbra no projeto DeVOC foi identificar os compostos químicos responsáveis por este cheiro a ‘carro novo’ e quantificar as emissões dos produtos que são atualmente produzidos pela empresa TMG Automotive, entidade copromotora deste projeto.
Através deste trabalho foi possível reduzir em 25% o total das emissões, cumprindo assim as metas estabelecidas pelo projeto.
Foi também submetido um pedido de patente de forma a garantir a proteção destes resultados entre a empresa e a Universidade de Coimbra.
O projeto DeVOC – Novos produtos plastificados funcionais, mais verdes e sustentáveis, à base de PVC, e com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs) é financiado pela Agência Nacional de Inovação.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCTUC