química,
90 seg

Ep. 1569 Carolina Marques – Projeto ELPIS quer desenvolver novos fármacos para combater o cancro

June 01, 2023

Este projeto está a desenvolver um mecanismo capaz de inibir a atividade das células tumorais.


Carolina Marques, investigadora na Universidade de Évora () e membro do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/Requimte), participa no projeto ELPIS com o objetido de desenvolver novos fármacos para combater o cancro.

O objetivo do projeto ELPIS é modificar um esqueleto molecular que tem como base um composto orgânico conhecido como Oxindole. Este esqueleto funciona como um puzzle que tem um núcleo central e onde a partir desse núcleo é possível colocar várias peças para que ele se possa unir a uma proteína ou a uma enzima.

Mais concretamente, este projeto está a olhar para uma família de proteínas, as Tirosina-Cinases, que têm um papel importante na regulação da atividade tumoral.

A ideia é colocar na estrutura deste esqueleto molecular as peças chave que permitam ligá-lo a estas proteínas. Ao ligar este esqueleto molecular às Tirosina-Cinases, elas ficarão inativas, o que por sua vez irá inibir a atividade das células tumorais.

Este processo tem ainda a vantagem de ter um nível baixo de citotoxicidade, o que significa que terá efeitos secundários muito mais reduzidos do que os da quimioterapia, por exemplo.

O objetivo principal deste projeto é desenvolver um novo fármaco com potencial para inibir a atividade tumoral.

Esta investigação está ainda, contudo, numa fase muito preliminar. O processo de desenvolvimento de fármacos é muito muito lento, podendo demorar entre 10 a 15 anos até chegar ao mercado.

“Estamos ainda no início mas estamos convictos que iremos desenvolver algo capaz de inibir estas enzimas, pelo menos em testes preliminares”, revela.

O projeto ELPIS – Atrativas Bibliotecas de Oxindoles como Inibidores Promissores de Tirosina-Cinase para Terapia-Alvo em Cancro é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar |  | LAQV

Scroll to top