ambiente,
90 seg

Ep. 1000 Teresa Lino Neto – Investigação estuda como a biodiversidade microbiana pode condicionar a resposta das plantas a alterações do meio ambiente

January 08, 2021

ep1000_interiorEsta investigação está a estudar como a biodiversidade microbiana pode determinar a resposta das plantas a fatores bióticos e abióticos em contexto de alterações ambientais.​


Teresa Lino Neto, investigadora no Centro de Biologia Funcional de Plantas (CBFP) do BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas e docente no Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver estudos sobre o Sobreiro e a Tamareira com o intuito de perceber como a biodiversidade microbiana de bactérias e fungos influencia a sua distribuição.

Em Portugal, é possível encontrar o sobreiro em regiões tão distintas como o Alentejo ou o Gerês. Estas regiões apresentam diferentes temperaturas e disponibilidade de água, dois fatores  determinantes para perceber, por exemplo, o impacto das alterações climáticas nesta cultura.

Ao estudar as diferentes comunidades de microrganismos associadas a estas árvores nas diferentes regiões será possível perceber de que forma o sobreiro se irá adaptar às alterações climáticas e de ambiente que irão ter lugar nas próximas décadas.

Teresa Lino Neto está também a desenvolver estudos de conservação da biodiversidade da tamareira e dos microrganismos a ela associados. O intuito desta investigação é prever como estas árvores vão se adaptar às alterações de clima previstas para a região Mediterrânica. Com este conhecimento, a investigadora espera poder aconselhar os agricultores a adotarem melhores práticas agrícolas que permitam melhorar a sustentabilidade dos seus agrossistemas.

Este estudo está a ser desenvolvido em parceria com equipas de Espanha, Itália, Tunísia e Argélia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Greenfest

Scroll to top