gestão,
90 seg

Ep. 1009 Andreia Dionísio – Projeto desenvolve tecnologia para promover o setor das rochas ornamentais portuguesas

January 21, 2021

ep1009_interiorEste projeto está a desenvolver software e tecnologia para a promoção e a venda de rochas ornamentais portuguesas certificadas para clientes internacionais.​


Andreia Dionísio, investigadora no CEFAGE – Centro de Estudos e Formação Avançada de Gestão e Economia, e docente na Universidade de Évora (), participa no projeto INOVSTONE 4.0, uma iniciativa que pretende desenvolver software e tecnologia avançada para a promoção do setor das rochas ornamentais portuguesas.

“A pedra portuguesa, seja mármore, seja granito, seja calcário, é uma pedra bonita, de muita qualidade, e o objetivo deste projeto é torná-la mais conhecida lá fora”, revela.

O INOVSTONE 4.0 pretende que clientes internacionais, como arquitetos, engenheiros civis, ou até mesmo um cidadão comum, possam realizar uma pesquisa que lhes permita encontrar produtos à base de pedra portuguesa, acompanhados por uma descrição com o nome da pedra e as suas características físicas e químicas, de forma a identificar aquelas que melhor se adequam ao seu projeto.

Segundo Andreia Dionísio, a ideia chave é permitir ligar quem precisa de adquirir pedra a empresas que a podem fornecer, não apenas em bloco, mas já em termos do produto final, trabalhado conforme as necessidades do cliente.

O objetivo passa então por trazer maior valor acrescentado ao setor das pedras ornamentais portuguesas, reforçando o valor de mercado deste produto.

“Queremos levar as nossas empresas para esta plataforma mundial, para que elas sejam conhecidas, e para poderem competir com qualquer outra empresa do mundo, porque pela qualidade eu acho que nós chegamos lá”, reforça.

O INOVSTONE 4.0 é financiado no âmbito do programa COMPETE 2020 e conta com a participação de 17 parceiros empresariais e de 7 entidades de investigação.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | | CEFAGE

Scroll to top