ciências do mar,
90 seg

Ep. 1041 Bernardo Quintella – Projeto MIGRACORV estuda as migrações da corvina-legítima a partir do estuário do Tejo

March 08, 2021

ep1041_interiorA corvina-legítima é um peixe marinho que realiza migrações entre o mar e regiões estuarinas para completar o seu ciclo de vida.


Bernardo Quintella, investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Universidade de Évora () e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está a desenvolver o projeto MIGRACORV, um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que tem como principal objetivo estudar as migrações da corvina-legítima.

“Estamos a estudar sobretudo o estuário do Tejo porque é uma das áreas de reprodução mais importantes dos adultos de corvina-legítima, e de viveiro para os juvenis”, conta.

Para além de estudar o percurso migratório da corvina-legítima, o MIGRACORV tem como objetivo aplicado usar esta informação para promover uma exploração sustentável desta espécie que começa a dar sinais de estar a diminuir sobretudo na área em Portugal onde ela parecia ser mais abundante, o estuário do Tejo.

“Se nós soubermos bem que tipo de utilização é que sobretudo os adultos reprodutores fazem do estuário do Tejo, se nós soubermos bem o movimento que estes peixes fazem, nós vamos conseguir definir Medidas de proteção que vão ao mesmo tempo permitir que se continue a explorar este recurso, evitando que essa exploração ocorra em períodos críticos ou em áreas críticas para a corvina-legítima”, revela.

Para tal estão a ser instalados em alguns adultos desta espécie sistemas de deteção que permitam fazer seguimento do seu percurso ao longo da costa e dentro do próprio estuário.

Esta informação vai contribuir para um melhor conhecimento do ciclo de vida desta espécie e da importância do estuário do Tejo para a sua reprodução.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | MARE |

Scroll to top