ciências do mar,
90 seg

Ep. 1256 Maria Dias – Descoberta zona marinha do tamanho da França no Atlântico Norte importante para a alimentação de aves marinhas

February 07, 2022

ep1256_interiorEsta área é uma zona importante de alimentação para aves, baleias, golfinhos e tartarugas marinhas.


Maria Dias, professora auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, está a caracterizar uma área marinha no Atlântico Norte com cerca de meio milhão de quilómetros quadrados, que congrega várias espécies de aves marinhas e que é muito importante para a sua alimentação.

Em 2009, Maria Dias desenvolveu um estudo que visou analisar os movimentos das cagarras das Ilhas Selvagens. Nesse estudo foi possível identificar uma zona no meio do oceano atlântico que parecia ser importante para a alimentação não só das cagarras mas também para outras espécies.

Esta área tem cerca de meio milhão de quilómetros quadrados, sensivelmente do tamanho da França, e congrega não só aves marinhas como baleias, golfinhos e tartarugas.

Esta é uma área de confluência de várias correntes marinhas o que a torna muito atractiva como zona de alimentação para estas espécies.

Por exemplo, existem espécies de aves que emigram da Antárctica e do Atlântico Sul para passar o seu período não reprodutor a alimentar-se nesta região.

Neste momento Maria Dias está a trabalhar para que esta área passe a ser uma área marinha protegida.

Nesse sentido estão a ser identificadas medidas de conservação para criar um plano de gestão e de monitorização que permitam garantir a proteção desta área marinha no futuro.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | MARE

Scroll to top