física,
90 seg

Ep. 1049 Joana Almeida – Grupo de investigação desenvolve laser bombeado a luz solar

March 18, 2021

ep1049_interiorEstes lasers podem ser usados no espaço para a transmissão de energia entre satélites, para telecomunicações, e até mesmo para desviar asteróides que apresentem um perigo de colisão com o nosso planeta.


Joana Almeida, investigadora no Laboratório de Laser Solar do CEFITEC – Centro de Física e Investigação Tecnológica da Nova School of Science and Technology (FCT NOVA), está a desenvolver lasers bombeados a luz solar concentrada, uma alternativa sustentável aos lasers convencionais.

Os lasers bombeados por luz solar concentrada convertem a energia solar em radiação laser. Ao contrário dos lasers convencionais que precisam de converter energia elétrica em radiação laser, os lasers bombeados a luz solar permitem saltar este passo usando a radiação solar de forma directa para alimentar o seu feixe.

O grupo de Joana Almeida está atualmente a procurar novos meios para aumentar a eficiência e a qualidade de feixe destes lasers.  

Esta tecnologia pode ser usada no espaço, onde o Sol é a principal fonte de energia. No espaço os lasers solares podem ser usados para transferir energia entre satélites ou do espaço para a Terra, para telecomunicações ou até mesmo para destruir ou desviar asteróides que apresentem um perigo de colisão com o nosso planeta. Podem também ser usados para desviar o lixo espacial que se encontra atualmente em órbita da Terra.

Mas, esta tecnologia também pode ser usada na Terra. Em locais, como Portugal, que têm uma irradiância solar elevada, estes lasers podem ser usados como uma fonte de energia renovável alternativa às fontes convencionais e ao uso de combustíveis fósseis.  

“Esta tecnologia pode ser uma alternativa para países onde não é possível utilizar outras fontes de energia que são mais dispendiosas, fornecendo assim energia para todos”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: CEFITEC

Scroll to top