tecnologia,
90 seg

Ep. 1063 Nuno Gonçalves – Investigação desenvolve selos de autenticação para prevenir a contrafação de produtos

April 07, 2021

ep1063_interiorEstes selos usam uma tecnologia que permite às autoridades validar a autenticidade e a validade de um produto.


Nuno Gonçalves, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR) e professor no Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a desenvolver o projeto UniQode, uma iniciativa financiada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) que tem como objetivo criar selos de autenticação para produtos como o tabaco. 

Esta tecnologia permite a qualquer cidadão, autoridade, ou empresa validar a autenticidade de um produto. Por exemplo, selos desenvolvidos por este projeto estão desde maio de 2019 a ser usados em maços de tabaco.

Os selos são produzidos na Imprensa Nacional-Casa da Moeda para a autoridade tributária.

Através de um código gráfico esta tecnologia permite que as autoridades façam o cruzamento de informação através de uma aplicação móvel.

“É um sistema ubíquo que através do cruzamento de informações físicas e digitais permite confirmar a autenticidade do produto, que pode, por exemplo, ser um maço de tabaco”, reforça.

O tabaco é um produto muito contrafeito quer a nível nacional, quer a nível internacional. Esta contrafação não só reduz a receita fiscal do estado como também introduz no mercado tabaco não controlado que pode conter substâncias ilegais e nocivas para a saúde pública.

Esta tecnologia de autenticação permite assim combater a contrafação de tabaco, mas também pode ser usada para garantir a origem e a qualidade de outros produtos, como o vinho.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCTUC

Scroll to top