gestão,
90 seg

Ep. 1066 Cláudio Macedo Duarte – Projeto CAPonLITTER quer potenciar políticas para reduzir o impacto do lixo marinho

April 12, 2021

ep1066_interiorEste projeto visa intervir em instrumentos políticos e económicos com o intuito de resolver as questões associados ao lixo marinho e ao seu impacto nas atividades turísticas e recreativas nas zonas costeiras.


Cláudio Macedo Duarte, investigador na Nova School of Science and Technology (FCT NOVA) e no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, está a participar no projeto CAPonLITTER com o objetivo de promover políticas para a redução do impacto do lixo marinho.

“Nós ambicionamos neste projeto a melhoria de instrumentos políticos através de um trabalho feito com os principais stakeholders, com as pessoas que estão no terreno e que sentem os problemas e os impactos do lixo marinho”, conta.

A ideia é recolher as boas práticas já existentes em Portugal e nos países europeus que fazem parte deste consórcio, no sentido de encontrar soluções que possam ser entregues e sugeridas às entidades gestoras, para que estas procurem responder de forma mais eficiente às reais necessidades das zonas costeiras relativas ao problema do lixo marinho.

No âmbito do CAPonLITTER vão ser realizados workshops apoiados em metodologias de intervenção pública, assim como eventos internacionais, onde todas as questões à volta do lixo marinho vão ser debatidas.

“Queremos que quer os problemas, quer as possíveis soluções sejam discutidas e através do resultados desses eventos e desses workshops, iremos criar planos de ação que serão entregues às entidades gestoras dos nossos instrumentos políticos”, revela.

Cláudio Macedo Duarte espera com este projeto encontrar políticas eficazes para a aplicação de fundos económicos com o intuito de resolver os problemas relacionados com a temática do lixo marinho.

O projeto CAPonLITTER é financiado com fundos europeus no âmbito do programa Interreg Europe.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCT NOVA

Scroll to top